quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sensualidade em Desenho.


Há um tempo atrás o mundo era dominado pelo desejo às pin ups. Homens tinham posters pendurados em todos os lugares, como em seus armários, barbearias, oficinas e bares. Enquanto mulheres nutriam um desejo de ser como as belas retratadas na esperança de serem tão admiradas quanto.
Como exemplo desta febre temos a musa da época Bettie Page. Mulheres morriam para serem como ela. O que não é muito diferente de hoje, apenas com uma mudança nos ícones, mas, acredito que o padrão nem mudou tanto assim de lá pra cá.
Essa exploração da sensualidade em desenhos não acabou lá, ao assistir um Bom Dia e Cia pela manhã podemos ver várias mulheres - personagens - emanando sensualidade.
Fiz uma pequena na lista:

Marge Simpson! Alguém pode negar que esta adorável mãe de família é super sensual? Há vários episódios em que ela coloca as garrinhas pra fora.
Tsunade. E lá esses peitões deixam ocultar sua sensualidade?
Penelope mais que charmosa. Sempre usa seu charme pra passar alguns marmanjos pra trás.
Mulher Maravilha. Já até ofereceram pra ela um contrato como modelo!
Essa daí é de uma turma mais atual, mas esses dias perdi o sono e fui assistir desenhos na sbt, aí me deparei com meninas-fadas super magras com roupas super curtas acentuando as várias formas. Eis então Stella... Nem se é assim que escreve, esqueci de olhar.
A pequena sereia, Ariel. Tão doce e linda, como todas as princesas da Disney ela é extremamente encantadora e é obrigada a exibir sempre suas formas.
Daphne é sempre a isca perfeita, tudo porque ela é a mais bonitinha da turma. Mas, a beleza dela vem com muito esforço, ela é sempre preocupada com a aparência e tudo mais. Uma legítima perua.
Poderia falar de muitas outras personagens, como todas da Liga da Justiça. É muito difícil desenhos não terem um certo apelo sexual. Desde cedo já somos expostos a certos padrões. Obcecados sempre pela boa forma. Mas, a arte cartunista é assim, é a exploração do que é considerado o belo e supostamente real. E nós ficamos aqui admirando essas criações e fazendo comentários do tipo "olha a cinturinha dela", minha mãe sempre diz isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário